Rio Reno por Andreas Gursky

Incompreensível para uns, um absurdo para outros. Geralmente é assim que as pessoas reagem ao saber que uma foto do rio Reno na Alemanha, aparentemente simples, foi vendida por 4,38 milhões de dólares, a fotografia mais valiosa até hoje.

A imagem produzida pelo fotógrafo alemão Andreas Gursky em 1999 foi feita em uma câmera de médio formato, extremamente complexa em sua elaboração e que exigiu uma boa dose de tratamento digital antes de ficar pronta. Sua versão impressa tem 1,80m de altura e 3,6m de largura.

A imagem mostra o rio Reno correndo horizontalmente de um lado a outro, entre as margens cobertas de vegetação, sob um céu nublado. Algumas construções apareciam ao fundo na imagem original, mas foram retiradas digitalmente para criar a cena. Segundo o autor, “é uma foto que, paradoxalmente representa uma imagem que não pode ser vista no local, pois não existe tal como está na foto.” O rio Reno, assim como vários outros rios da Europa, sempre foi um assunto retratado de forma romântica por pintores de várias épocas, aludindo a relação entre o homem e a natureza. A fotografia de Gorsky pode ser vista como a representação moderna de um rio e da relação do homem atual com a natureza.

Segundo o crítico de arte Calvin Tomkins, da revista americana The New Yorker, apreciar a imagem impressiona. “A primeira vez que vi a fotografia de Andreas Gursky… eu tive a sensação estranha de que algo iria acontecer, acontecer comigo talvez, embora fosse mais amplo do que isso. O gigantesco panorama colorido de Gursky tinha a presença, o poder formal e a aura majestosa das paisagens pintadas no século XIX, sem perder nada de seu detalhismo meticuloso e instantaneidade próprio de uma fotografia. O assunto ali era o mundo contemporâneo, visto de uma forma desapaixonada e distante.”

Clique aqui para ver a imagem tamanho 4000 x 2240px
http://www.bjp-online.com/IMG/147/207147/andreas-gursky-the-rhein-ii.jpg?1326279397

The Rhine II 1999 by Andreas Gursky born 1955
The Rhine II 1999 by Andreas Gursky

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *